Deploy Everyday Jojo's Life and Internet

FLISOL 2016 Cascavel

FLISOL, Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre, trás ao público um evento com palestras, workshops e exposições do que há de melhor e mais interessante no mundo do código aberto, e em Cascavel/PR não foi diferente. No dia 16 de Abril de 2016, a cidade sediou a sua terceira edição com 17 palestas, 3 oficinas e 350 participantes. E advinha? Pude realizar meu primeiro talk!

O evento

FLISOL é um evento difusor de software livre na america latina, destinado a todos os públicos, desde estudantes sem conhecimento prévio até experts na área. Ocorre desde 2005 e, a partir de 2008, sempre no último sábado de Abril de cada ano. A entrada é livre e o intuito é promover o acesso, conhecimento e filosofia do Linux e suas ferramentas aos participantes.

Cascavel, cidade hospitaleira

Em todo o Brasil, a edição de 2016 foi adiantada para 16 de Abril devido ao feriado de Tiradentes, que impossibilitaria muitas instituições de participarem devido a quantidade de viagens que são planejadas em um feriado seguido do fim de semana. Em Cascavel, o evento ocorreu na Agrotec, organizada pela Fundetec em parceria com o HackerClub Cascavel.

Sendo minha cidade natal, posso afirmar que estava tudo ótimo! O evento trouxe mais de 300 participantes, quebrando o recorde das edições anteriores. Como a Agrotec é um pouco afastada do centro, os organizadores também disponibilizaram a opção de participar de um almoço no local, trazendo mais conforto pra galera. As palestras e workshops foram divididas em várias salas, todas confortáveis e bem equipadas. Também foram sorteados alguns prêmios durante o dia, como 5 bolsas de 50% de desconto para cursos superiores.

O que rolou

O dia foi cheio, sem tempo para descanço. Houve atividades para todas as idades, áreas e níveis de conhecimento, como robótica para crianças, software livre na educação e segurança de dados.

Algumas palestras que pude ver foram de Gerenciamento avançado de Kernel Linux e Gerenciamento de Configurações com Puppet com o Gustavo Soares de Lima, Sistema de Virtualização de Data Center oVirt com Wesley Morais de Oliveira e Do Sketchup para mundo real com o Alexandre “Casemonstro” Ferreira.

Além disso, houve a exposição do sensacional Homem de Ferro – feito em papepakura pelo Casemonstro -, amostras de impressões em 3D e o projeto de robótica para crianças, onde elas desenvolvem e constróem seus próprios robôs a partir dos 7 anos de idade.

Se já não bastace adiquirir conhecimento, o network foi incrível. Ser palestrante me deu ainda mais espaço para conversar e conhecer os envolvidos e organizadores, conhecendo um pouco mais de diferentes ambientes onde se respira software livre.

E como o nome do festival indica, também houve o Installfest, onde voluntários auxiliavam na instalação de software livre para os participantes do evento. Para quem vê de fora parece bobo, mas saibam que a instalação de distribuições e sistemas de código aberto é um dos maiores motivos da recusa de utilização do Linux. Ter uma trilha focada durante todo o dia é o diferencial em trazer mais usuários para o nosso mundo.

Gustavo Soares de Lima falando sobre Puppet

Homem de Ferro em Papepakura, por Casemonstro

Robótica para crianças

Ansible: Infraestrutura como Código

E o festival teve seu significado especial para quem lhes escreve: foi a minha primeira palestra técnica em um evento de software livre! E para começar com chave ouro, apresentei como atingir a arte da infraestrutura como código utilizando a ferramenta Ansible.

Rolou nervosismo, ansiedade e um pouco de tremedeira, mas foi tudo excelente! Falei sobre a dificuldade de gerenciar servidores manualmente, a equipe SRE do Google, a queda do Shell Script e sobre Ansible e seus super poderes (além de sua super responsabilidade). Durante todo o talk, fiz demonstrações ao vivo do que é possível realizar com a ferramenta, configurando um cluster de servidores web NGINX com carga balanceada por outro NGINX. Também sorteei um livro de LPI-1 e finalizei com a história que abalou o mundo dos sysadmins essa semana, o rm -rf /, que acabou por fim sendo desmentida.

O feedback de quem participou foi melhor do que eu imaginava. Gostaria de agradecer novamente a atenção e presença de todos, foi realmente uma sensação incrível contribuir o que aprendi com outros. Qualquer dúvida que sobre o assunto, é só me encontrar na Internet que terei prazer em conversar.

Vocês podem ver os slides que utilizei aqui.

Feliz falando sobre Ansible

Ano que vem te vejo lá!

Usuários de Linux ou não, recomendo e muito participar do evento. O mundo open source deixou de ser restrito ao pessoal de tecnologia e nerds, hoje se você utiliza um smartphone Android, saiba que já está em contato direto com o este mundo . Comparecer na FLISOL irá lhe mostrar toda a ideologia por trás do código aberto, como ele já mudou e ainda pode mudar nossa sociedade.

Share this on

Comment