Deploy Everyday Jojo's Life and Internet

FISL 17

Entre os dias 13 e 16 de Julho de 2016 aconteceu o 17º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre/RS. Esse foi o primeiro FISL que participei, e foi incrível! Falei sobre Ansible, troquei uma ideia com diversas comunidades e dei um rolê pela capital do Rio Grande do Sul!

O que é a FISL17

FISL é um evento anual que tem como foco a exposição e discussão do que há de mais novo em tecnologia livre. Milhares de pessoas do Brasil e do mundo se reúnem para participar de diversas palestras, workshops, painéis e atividades dos mais variados assuntos tecnológicos de código aberto, entre softwares, linguagens de programação, segurança, drones, robótica etc. Nesse ano, a décima sétima edição reuniu quase quatro mil participantes.

4 dias, 492 palestrantes e 519 horas de atividades!

Os números são surpreendentes! Foi difícil escolher quais atividades participar, pela quantidade e qualidade. A toda hora estava havendo cerca de seis palestras, algumas atividades e workshops. Além disso, o pessoal das principais comunidades do software livre estavam por ali para conversar, compartilhar ideias e dar umas risadas. RedHat, Debian, Suse, Mozilla, Rocket.Chat, KDE entre diversas outras marcaram presença. Algumas palestras e atividades que marcaram o evento:

@oreio falando sobre Shell Moderno @oreio falando sobre Shell Moderno

Fox Fox <3

Painel sobre Drones Painel: A invasão dos drones: conectados, inteligentes e auto-replicantes

Arduino Workshop Brother Polles mandando ver no workshop de Arduino

Fotos: FISL17 e Mozilla Brasil.

Além disso, você pode assistir a todas as atividades aqui.

Fiz minha participação, falei sobre Ansible!

Para marcar presença, fiz um talk sobre Ansible (de novo). Em meio aos belos slides feitos por minha amiga Ângela, falei um pouco sobre infraestrutura como código, apresentei a ferramenta e fiz uma demonstração ao vivo que felizmente deu tudo certo hahah meus minutos de fama ficaram registrados aqui.

FISL18? 5 à 8 de Julho!

Esse pequeno post é só pra marcar a minha participação neste evento importante para a cena atual do mundo de código aberto. Recomendo a todos que participem para conhecer mais sobre a comunidade de software livre e compreender como ela vem mudando o mundo. O próximo FISL já tem data confirmada, bora lá?

Share this on

Comment